
Otorrinolaringologia

Em geral, o otorrino é procurado após ser encaminhado por um clínico geral ou pediatra. Porém, se o paciente sente algum desconforto nas áreas que o otorrino atua, ele pode se procurado diretamente, sem a necessidade de passar por outro médico.
Para um correto diagnóstico e tratamento, um especialista otorrinolaringologista deve ser procurado quando surgirem alguns dos sintomas abaixo:
-
Dor no ouvido ou nas orelhas
-
Zumbidos
-
Perda auditiva de qualquer tipo
-
Tonturas
-
Falta de equilíbrio
-
Traumas na orelha ou ouvido
-
Mal formações das orelhas
-
Alergias respiratórias
-
Dor ou dificuldade para engolir
-
Dor na face
-
Dor no nariz
-
Obstrução nasal
-
Rouquidão
-
Sangramentos no ouvido, nariz ou na garganta
-
Roncos e apneias do sono
-
Alterações no olfato ou paladar
-
Aparecimento de tumores na cabeça ou pescoço
Ouvidos e orelhas

Sempre que sentir qualquer problema nos ouvidos ou orelhas, o otorrino deve ser procurado.
Esse é o profissional mais capacitado para cuidar desse órgão tão importante, evitando complicações.
PRINCIPAIS DOENÇAS DA ORELHA EXTERNA (MEATO AUDITIVO E PAVILHÃO AURCULAR)
São infecções frequentes e de diversas causas. como presença de corpos estranhos, traumatismos, ferimentos, queimaduras, dermatites diversas e micoses. Quase sempre ocasionam dores, às vezes coceiras e eventuais perdas auditivas passageiras.
PRINCIPAIS DOENÇAS DA ORELHA MÉDIA (PORÇÃO UM POUCO MAIS INTERNA DOS OUVIDOS)
As doenças que acometem essa região podem ser agudas ou crônicas. É o principal local causador de intensas dores, mais frequentes na infância em geral, após quadros virais. Comprometem a audição do indivíduo e podem deixar sequelas se não tratado corretamente.
PERDAS AUDITIVAS (OU SURDEZ) HEREDITÁRIAS OU ADQUIRIDAS
Perdas auditivas induzidas por ruidos externos (pair): consequência de exposição a barulhos intensos, contínuos ou não, como máquinas e motores, fones de ouvido, músicas muito altas, etc.
Ototoxidade: são as perdas auditivas provocadas por drogas ou medicamentos utilizados.
Presbiacusia (perda auditiva relacionada ao envelhecimento): com algumas características familiares, acomete com bastante frequência os idosos gerando consequências em outras esferas da sua saúde. Quanto mais cedo o diagnóstico e a reabilitação, maior será o sucesso em seu bem estar.
LABIRINTOPATIAS (OU VERTIGEM, INCORRETAMENTE CHAMADAS DE LABIRINTITE)
De diversas causas, podem, de maneira importante, atrapalhar o dia a dia do indivíduo pela alteração do equilíbrio do corpo e instabilidade caso não seja tratado corretamente.
Nariz

O nariz tem uma função respiratória muito importante, assim como a função olfativa. O seu bom funcionamento traz uma excelente qualidade de vida.
Qualquer alteração que afete a função do seu nariz, o otorrino deve ser procurado para diagnosticar e tratar com precisão.
OBSTRUÇÃO NASAL
Aparece como o sintoma mais frequente em todas as doenças nasais, acometendo todas as idades. Compreendem as rinites dos diversos tipos, rinosinusites, desvio de septo nasal, mal formações, tumorações benignas e malignas, assim como a eventual presença de corpos estranhos.
RINOSINUSITES AGUDAS
São inflamações da mucosa nasal e dos seios paranasais, podendo ser originadas de várias causas. Pode-se apresentar como rinorréia, espirros, dor facial, febre baixa e mal estar.
RINOSINUSITES CÔNICAS
São muito frequentes e de diagnóstico mais difícil. Acomete pessoas de todas as idades, inclusive crianças. Em geral, se caracteriza por secreção purulenta nasal e gotejamento na faringe, sintomas anteriores de obstrução nasal devido a outros fatores como rinite, desvio de septo nasal e hiperplastia adenoideana.
RINITES NÃO ALÉRGICAS
Todas as rinites possuem sintomas semelhantes, porém, essa tem como causa fatores bem diferentes, podendo ser por vírus, bactérias, fundos, entre outros.
RINITES ALÉRGICAS
Se caracteriza por crise de espirros, secreção nasal mucosa, prurido e obstrução nasal. São geralmente desencadeadas por alérgenos inalados pelo nariz, sendo os mais frequentes a poeira e os ácaros. Sendo tratado e acompanhado por um otorrino, o paciente tem uma melhora importante na sua qualidade do sono e vida.
TUMORES NASAIS E PARANASAIS (BENIGNOS E MALIGNOS)
Não são tão raros na prática médica diária e necessitam diagnóstico precoce, sendo os mais frequentes os pólipos nasais, papilomas nasais e outras neoplasias.
MAL FORMAÇÕES NASAIS
Muitas já se observam ao nascimento, outras de diagnóstico mais tardio. Em geral, apresentam sintomas de obstrução nasal em níveis variáveis.
EPISTAXES OU HEMORRAGIAS NASAIS
São muito frequentes em crianças e de caráter benigno. Em geral, cessam espontaneamente. Na adolescência é importante a investigação devido à incidência de tumores, com a necessidade de diagnóstico rápido. Na idade mais avançada, novamente aumentam a frequência de sangramentos nasais em geral, devido à doença hipertensiva mal controlada.
Garganta

Qualquer sintoma na garganta e alteração na voz deve ser investigado para rápido diagnóstico e tratamento com otorrinolaringologista. Dessa forma, conseguimos diagnósticos precoces, não só de infecções, como também de tumores nessa região.
Qualquer desconforto na garganta ou alteração na voz, o otorrino deve ser procurado para investigar o problema e tratar. Mesmo que tenha que procurar um serviço de urgência, procure seu otorrino depois.
DOENÇAS DE BOCAS
Como nos lábios, língua e bochechas, podem ser de diversas origens e causar muito desconforto e dor local, impedindo a alimentação adequada. Podem ser estomatites, gengivites, lesões neoplásicas ou lesões como manifestações de outras doenças sistêmicas, além de traumas e língua presa. Todas requerem igual atenção.
FARINGITES E AMIGDALITES
A maioria das doenças que acometem essa região, se manifestam basicamente por dor na deglutição. Podem ser causadas por diversos agentes, devendo ser diagnosticadas e tratadas especificamente.
ABSCESSOS NA GARGANTA
Chamados de periamigdalianos, são complicações de infecções não tratadas corretamente.
LARINGITES AGUDAS (ÁREA ONDE SE LOCALIZAM AS PREGAS VOCAIS)
Geralmente se manifestam por rouquidão, normalmente sem dor, associadas ou não à tosse. Necessitam também de atenção especial para diagnóstico diferenciado ao do exame de videolaringoscopia.
LARINGITES CRÔNICAS DE DIVERSAS ETIOLOGIAS
Também necessitam de investigação e possuem sintomas semelhantes aos das laringites agudas, porém mais prolongados. São cada vez mais comuns, aparecendo secundariamente à doença do refluxo gastroesofágico. Causa desconforto, tosse persistente e sensação de algo parado na garganta. Esses são os mesmos sintomas das laringites crônicas secundárias causadas por abuso vocal, etilismo e tabagismo. Necessitam diagnóstico devido ao alto índice de neoplasias nessa região.
PATOLOGIAS DE GLÂNDULAS SALIVARES
Apresentam dor e aumento de volume na região da glândula afetada, sendo as mais comuns as parotidites e cálculos de glândulas salivares.